Augusto Inácio: “Um mês antes do Mundial, o médico da selecção diz-me assim, ‘Tu foste por uma unha negra’”

0
2

Vinte anos depois dos “Magriços” de 1966, a “Cambada” portuguesa voltou a um Mundial. O México era o destino e Saltillo seria a base. Mas o que aconteceu em Saltillo não ficou em Saltillo.

Para a história fica um Mundial cheio de problemas a todos os níveis para a selecção portuguesa, desde uma federação com os bolsos fechados e os ouvidos tapados a uma equipa unida pelas reivindicações salariais e quebrada pelo amadorismo da preparação. O que tinha começado com um sonho cumprido em Estugarda acabou como um pesadelo vivido no México, e muita coisa mudou no futebol português.

Augusto Inácio, um dos grandes laterais-esquerdos do futebol português, esteve lá e conta como foi o antes, o durante e o depois de Saltillo. Já alguma vez ouviram falar do Dias da Areia, em Leça da Palmeira? Foi graças a ele que Inácio recuperou de uma lesão e foi ao Mundial, mas também foi por causa dele que quase falhou a viagem.

O antigo jogador do Sporting e do FC Porto conta esta história pela primeira vez e muitas outras daquelas longas semanas em terras mexicanas no segundo episódio do podcast do PÚBLICO 8 Mundiais: Eu estive lá, uma viagem no tempo, pelo passado de todas as selecções de Portugal que chegaram ao Mundial, com sonoplastia de Margarida Adão. O relato é de Rui Miguel Mendonça e a capa de João Mota.


8 Mundiais: eu estive lá está disponível na Apple Podcasts, Spotify, YouTube e restantes aplicações para podcasts.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com